Loading

Enade 2019: quem deve fazer e informações importantes

Muita gente fica em dúvida do que se trata o Enade. O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes é para ser levado a sério, mas não são todos os estudantes que precisam fazer a prova. O exame avalia o processo de aprendizagem e o desempenho acadêmico dos estudantes em relação ao curso e a faculdade em que estuda.

É justamente o resultado dessa prova que serve para fazer o ranking das universidades do país e os melhores cursos de graduação. Se tiver desempenho ruim em anos consecutivos, a faculdade pode até perder o direito de continuar o curso. Imagina que bad se o curso que você se formou sumir do mapa? Pois é…

A cada ano, o Enade anuncia os cursos que farão a prova. Em 2019, são esses:

Agronomia, Arquitetura e Urbanismo, Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Computação, Engenharia de Produção, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Elétrica, Engenharia Florestal, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia e Zootecnia.

Os cursos tecnológicos também estão na lista:

Tecnologia em Agronegócio, Tecnologia em Estética e Cosmética, Tecnologia em Gestão Ambiental, Tecnologia em Gestão Hospitalar, Tecnologia em Radiologia e Tecnologia em Segurança no Trabalho.

Quem deve fazer?

Os alunos ingressantes, isso é, que estão no primeiro ano da faculdade e os que estão prestes a se formarem, no último ano da facul. O Enade é componente curricular obrigatório e, portanto, imprescindível para que o estudante conclua seu curso, cole grau e obtenha o diploma.

A prova de 2019 será no dia 24 de novembro, às 14h30. No ano passado, cerca de 30% dos cursos tiveram nota insuficiente. Vamos caprichar, hein!