Loading

7 profissões que sumiram ao longo do tempo

O tempo passa e o mundo inteiro vai se adaptando. Novas profissões são criadas, novos áreas são estudadas. A tecnologia continua trazendo um impacto muito grande no mercado de trabalho. Várias profissões que eram comuns no século passado foram extintas. Algumas mais atuais estão perdendo espaço.

Nesse ciclo constante de mudanças que vivemos, chega até a ser engraçado lembrar de algumas profissões que foram “atropeladas” pela tecnologia. A pergunta que fica na cabeça é: “sério que existia isso”?

Listamos algumas:

Telefonista

Lista de contatos, clicar no nome e apertar para ligar. Acha que era fácil assim fazer uma ligação antigamente? As ligações passavam para um atendente das grandes empresas de telefonia para, enfim, o número final ser discado e a ligação ser completada. Esse trabalho manual foi extinto.

 

Datilógrafos

Antes da era dos computados, a profissão de datilógrafo era bem comum nos escritórios do mundo todo. Eram responsáveis a redigir documentos, ofícios, cartas, etc. Foram sendo substituídos gradativamente.

Arrumador de pinos

Outra profissão que terminou com o avanço da tecnologia foi a de arrumar de pinos. O boliche é um esporte muito antigo e, obviamente, não tinha a modernidade de hoje em dia, onde a máquina levanta os pinos e faz tudo acontecer sozinho. Quem fazia esse processo antigamente era crianças pequenas.

Lanterninha de cinema

Quem tem um pouco mais de 20 anos provavelmente já deve ter levado uma bronca de um lanterninha, profissão que praticamente não existe mais. A tarefa do lanterninha era manter a ordem e ajudar as pessoas a achar lugar.

Leitor

Antigamente, as grandes fábricas de operário contavam com uma pessoa que tinha o cargo de leitor. O trabalho era divertir e informar os empregados durante a jornada de trabalho, dando aquela quebrada no ritmo de trampo.

Acendedor de poste

Os postes antigamente não tinha sistema elétrico e era a tarefa de muitas pessoas irem de poste em poste deixar a cidade iluminada. Outra profissão que acabou ao longo do tempo.

Despertador Humano

Já faz muuuito tempo que o despertador foi inventado pelo americano Levi Hutchins, mas você deve estar curioso pra saber como que as pessoas faziam pra não perder a hora antigamente. Sim, existia a profissão de despertador humano. Eles acordavam as pessoas batendo varas, tacando pedrinhas ou até assobiando na janela. A dúvida que fica é como eles acordavam para acordar os outros…