Loading

Pronto para voos mais altos? O Mapa dos Sonhos pode te ajudar!

O melhor lugar para os seus sonhos e objetivos é fora da sua cabeça. Eles precisam ser expressos. Vividos. Só assim se tornam realidade.

Escolha alguma coisa que está perto de você. Qualquer coisa. Um prato, uma cadeira, um quadro da parede. Agora feche os olhos. Forme a imagem mental do objeto que você escolheu. Lembre dos detalhes: dimensões, cores, texturas.

O roteiro da materialização desse objeto vai no sentido oposto ao que você fez agora. O objeto existiu primeiro na tela mental de alguém. Do criador dele: um projetista, um marceneiro, um pintor… Depois ele tomou vida. Tornou-se o trabalho desse criador.  

Com os objetivos funciona exatamente igual. A psicóloga Dr. Mariângela Savoia, pesquisadora do Programa Ansiedade e experiente na área de Intervenção Terapêutica explica: “A partir do momento em que você traça um plano, você transforma o ambiente ao seu redor para facilitar que as coisas aconteçam. Se eu traço um plano para melhorar as minhas relações com as pessoas, eu vou atrás daquele “como fazer isso?” e é essa pergunta que faz a gente se auto avaliar para conquistar essa melhora.”

Agora, outro exercício. Escolha uma realização de alguém que você conhece e que faz você pensar assim:

“Uau! Eu também gostaria muito de fazer isso”. Pode ser uma viagem para outro continente, a conquista de uma vaga num concurso, passar num vestibular difícil, qualquer coisa…

O processo de materialização desse outro sonho certamente foi muito parecido com aquele primeiro, do começo deste texto. A pessoa imaginou a viagem, o cargo do concurso, a vaga na faculdade, e depois estabeleceu uma sequência de passos para conseguir aquilo. Ela criou foco.

O mapa dos sonhos – ferramenta que virou uma febre nas redes sociais –  ajuda você a encontrar esse foco. Mapas são terrenos vistos do alto. Ajudam você a se localizar. Mostram para onde você deve ir. O mapa dos sonhos é basicamente um papel que serve para você organizar seus desejos e exercitar a positividade para realizá-los. Você acredita naquilo que colocou no papel e o universo conspira a seu favor. Ele permite que você sonhe alto. Você pode colocar no papel todos os aspectos relevantes para sua vida naquele momento: no âmbito profissional, amoroso, familiar, pessoal.

Você deve estar pensando: “Eu preciso disso”. Mas antes de pôr a mão no papel e na caneta, é preciso entender a importância de ter seus planos organizados. Por isso, reflita no que você realmente quer e lembre-se que você não deve procrastinar e deixar suas ações de lado. 

Bora aprender o passo a passo?

  1. Pegue uma folha em branco. Escreva no meio da folha seu nome completo, logo abaixo sua data de nascimento e depois forme um círculo em volta disso.
  2. Faça o seu mapa de uma vez. Não comece hoje à tarde para terminar amanhã de manhã. Tire uma hora do seu dia para fazer isso.
  3. Do círculo que criou, você vai puxar as setas com cada tópico que escolheu colocar no mapa.  “Profissão, viagem, amor, amigos”… Qualquer coisa!
  4. Você vai escrever em cada tópico coisas específicas. Nunca transmitindo a ideia de dúvida. Você precisa colocar acreditando que aquilo vai acontecer. Exemplo: “Eu vou conseguir um emprego na empresa x e vou ganhar x reais.” Percebe? Você tem de ter certeza de onde quer chegar e não deve limitar esse desejo.
  5. Evite palavras negativas. “Não vou comer mais besteiras”. Ao contrário disso escreva: “Vou me alimentar melhor”. O universo entende a língua da positividade.
  6. Importante: você não deve colocar o nome de outras pessoas no seu mapa. Não deve colocar coisas que dependem de atitudes externas e próprias delas para acontecer. Exemplo: “Quero que o meu pai consiga um emprego”. Isso depende dele e não de você, então o universo não entende.

Meu mapa dos sonhos está pronto e organizado. E agora?

Deixe seu mapa em um local de fácil acesso, para você poder ler ele de vez em quando e lembrar de todos os seus sonhos. Lembrar onde você quer chegar. Agora é hora de exercitar essa positividade. Acreditar e ter fé de que tudo que você colocou vai acontecer.

Conforme as coisas forem acontecendo para você, é necessário agradecer no seu mapa. Do lado do acontecimento você coloca um “obrigada”, um coração ou o que você achar melhor. Mas esse agradecimento é necessário.

O que você está esperando? Não deixe as suas incertezas continuarem tomando conta de você. É normal não saber o que a gente realmente quer. O que não pode é se conformar com isso. Essa onda de dúvida só vai passar se você tomar a iniciativa de escolher a direção e começar a remar . Você tem dentro de você o combustível para o voo da altura que escolher. Portanto, mãos à obra e não pare nunca de sonhar.