Loading
Demissão

Motivos justos para pedir demissão do estágio

Insatisfação no trabalho é uma situação comum e que quase todo mundo passa na vida. Você não é um extraterrestre por não estar se sentindo feliz no trabalho, mesmo que tenha entrado há pouco tempo. Largar um trampo não é fácil, independente do tempo de casa. Conversando com pessoas próximas, expondo os seus motivos, você pode chegar numa solução rápida.

O estágio é o lugar certo para conhecer melhor os seus gostos e preferências. Dá para exercer funções diferentes em todas as carreiras e isso você só vai conhecer trabalhando. Sabemos que nem todo mundo consegue se adaptar rapidamente a um novo emprego e isso mexe com a cabeça de geral. Devo sair? Estou me precipitando?

Na real, é preciso colocar todos os prós e contras numa balança. Vamos falar alguns motivos justos para você pedir demissão ou pelo menos refletir sobre. Se liga:

Ambiente desagradável

Um ambiente ruim vai te desanimar, não tem jeito. Se as pessoas mal conversam entre si, o clima é mais de disputa do que de amizade, esses fatores, ao longo do tempo vão minando a sua vontade de trabalhar no local. O momento de descontração também é importante. A maioria dos jovens, atualmente, querem algo a mais do que ficar sentado na sua mesa em silêncio até ir embora. Sim, ambientes ruins e retrógrados são motivos justos para abandonar um estágio.

Seu trabalho é muito mecânico

O estágio é o lugar que você tem para aprender sobre o mercado de trabalho e absorver todo o conhecimento de quem está ao seu redor. Depois de um determinado tempo, você pode se sentir preso às mesmas tarefas diárias. Se você sente que seu trabalho é mecânico, fácil de fazer e pouco desafiante, é hora de repensar a sua continuidade.

Sensação de querer algo novo

Esse é um motivo que mexe com pessoas que trabalham por um tempo considerável em alguma empresa. Todas as carreiras podem ser exploradas em diferentes atuações. Lembre-se: o estágio é um trabalho para você também conhecer suas preferências. Se o desejo de descobrir uma nova área de atuação está muito grande, primeiro veja se é possível trocar de função na própria empresa. Se não existir essa possibilidade, considerar a saída pode ser bem saudável pra você.

O estágio te atrapalha na faculdade

Cada um sabe exatamente como conciliar o trabalho com a faculdade. Mas se a empresa exige de você um esforço e dedicação que não te fazem aproveitar e manter sua média na faculdade, algo está errado. Nessa época, que de fato não é fácil, é preciso encontrar um equilíbrio legal para curtir as duas coisas.

Valores diferentes

Uma empresa que prega uma coisa e na prática faz outra pode ser bem complicado para algumas pessoas. Se você está em um conflito ético (pensa uma coisa e o posicionamento da empresa é outro) isso pode fazer mal a longo prazo. Um motivo considerável…

Relação com superiores

A relação interpessoal é um dos pontos chaves de qualquer trabalho. Manter uma relação saudável com os seus gestores é fundamental para garantir tranquilidade no dia a dia, de modo com que você vá trabalhar se sentindo em casa. Quando a relação é ruim, o estagiário tende a gostar cada vez menos no trabalho. Os gestores também são responsáveis para o seu crescimento. Dicas, feedback, e críticas construtivas fazem parte desse trabalho. Se o seu superior não oferece esse tipo de coisa, em algum momento você vai ficar insatisfeito.